Marcos Faerman cobriu, em 1987, o Primeiro Congresso Internacional sobre a Inquisição, realizado na Universidade de São Paulo, e escreveu duas entrevistas sobre o assunto. A primeira, com o professor Francisco Marques Villanueva, da Universidade de Harvard, trata das relações entre Inquisição, medo e intolerância ( Inquisição. Ou a estética do horror ). A segunda, com Roberto F. Nogueira, professor da USP especializado em bruxas e demônios, e autor do livro O Diabo no Imaginário Cristão, aborda o universo do mal desde o século XIII até o final dos anos 1980 ( Malditos! Bruxos, demônios, feiticeiras, maldições de todos os tempos ).

Outro texto desse mesmo ano que trata de ocultismo é Histórias de Charles Baudelaire. Um cultor de Satã. Nele, Marcos escreveu sobre a vida e a obra do poeta Charles Baudelaire, assim como sobre a sua relação com as forças ocultas, 120 anos após sua morte.

Poesia, psicanálise, psiquiatria. Nas variações de Pierre Fedida, mestre sutil. é uma longa entrevista com Pierre Fedida, um dos mais importantes nomes da psicanálise francesa, em que são abordados temas como psicanálise, literatura e cinema.