Em 1980 Marcos Faerman escreveu uma série de 3 reportagens sobre a Casa de Detenção de São Paulo, onde na época estavam presos - em condições desumanas - 7 mil homens. As reportages são: Vamos entrar na detenção. Acompanhe; Recuperação do homem, aqui? e A vida na Detenção. (Vida?).

O filme Z, dirigido por Costa Gavras, faz parte de uma trilogia do diretor grego sobre a opressão no século XX. Baseado numa história real, foi lançado em 1980, depois de ser censurado (pessoalmente) pelo presidente Emílio Garrastazu Médici e de permanecer proibido durante dez anos. Na crítica Z. No fim do alfabeto o início de um combate., Marcos fala sobre o filme e também sobre o contexto político brasileiro de sua censura.

Outro destaque de 1980 é o texto analítico Terror, no qual Marcos traça uma geografia e uma história do terror no século XX, a partir da leitura de Que Belo Domingo, do escritor espanhol Jorge Semprún, e de outras publicações, como Humanismo e Terror, do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty.